Pesquisar no Símbolo do Peixe

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Minhas Primeiras Impressões das Igrejas em Appleton, WI


Eu mudei para os Estados Unidos em 19 de Dezembro de 2011. Hoje completo 1 mês e neste momento estou buscando uma igreja para frequentar. Tarefa nada fácil, mas gostaria compartilhar um pouco do que tenho experimentado por aqui.

Primeiramente posso dizer que existem muitas igrejas por aqui. Moro na cidade de Appleton, no estado de Wisconsin. Acidade possui aproximadamente 71.000 habitantes. 87,07% da população é filiada a algum grupo religioso. Um número elevado, considerando a média de todo os Estados Unidos hoje ser de 50,2%. Destes, 60% são católicos, 26% luteranos e 15% outros. Mesmo estando entre os 15% eu já visitei quatro Igrejas Batistas. Igreja Batista Emanuel, Igreja Batista do Vale, Igreja Batista Fox City e Igreja Batista da Graça.
É interessante ver como elas são diferentes, mesmo entre as batistas. Numa delas as mulheres precisam ir de saia somente e os homens de terno. Outras as pessoas vão com roupas bem mais informais como "jeans", etc. Eu nunca sei como ir à igreja :-). Algumas igrejas tocam somente hinos do cantor cristão e existe somente um piano. Outras já possuem projetores, bateria, guitarra e cantam corinhos como fazemos em Jandira.

Na primeira igreja que visitamos, a esposa do pastor fala um pouco de português porque seus pais moraram em Maceió, num trabalho missionário. Em outra igreja que visitei recentemente o pastor viaja todo ano ao Brasil num trabalho missionário em Manaus, Amazonas. O Brasil tem muita relevância por aqui como posso observar. Nossa castanha do Pará, aqui chamada de castanha do Brasil (ou Brazil Nuts) pode ser encontrada nos mercados facilmente, chocolates com castanha do Pará, etc.

Algumas igrejas lhe recebem muito bem, as pessoas vêm lhe procurar, outras as pessoas são muito mais frias. Mas algo que me chamou muito a atenção é com relação aos jovens. Praticamente não frequentam a igreja. Temos que agradecer à Deus por nossa Igreja em Jandira possuir muitos jovens e adolescentes porque aqui, somente as crianças vão à igreja porque são levadas pelos pais. Quando crescem perdem o interesse. Uma avó comentou num dia desses na EBD que, numa tentativa de desespero, ofereceu 50 dólares ao neto se fosse lido 50 capítulos da Bíblia (1 dólar por capítulo) para incentivar a leitura mas seu neto não recebeu nem mesmo 1 dólar. Precisamos orar muito por isso, porque os jovens por aqui têm sido ludibriados pelo inimigo, sua visão tem sido ofuscada e suas vidas manchadas. Mas o Nosso Senhor e Salvador pode todas as coisas. Para todas as coisas que o homem não vê solução, Deus tem um livramento, Nele encontramos uma saída.

Vamos dar glórias à Deus por tudo o que Ele tem feito em nossas vidas, por tudo o que Ele fará, vamos vigiar e orar. Estamos ainda no início de 2012 e eu gostaria de lhe perguntar: Você fez algum plano para sua vida este ano? Você estabeleceu algo para sua vida Espiritual? Pense nisso, ainda dá tempo. Mas não deixe sua vida à deriva, sem direção, sem rumo. Ore e pergunte à Deus o que Ele quer de você este ano, estabeleça objetivos e os busque diligentemente. Tenho certeza que você será abençoado!

Luciano Ferrari

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aqueles que conhecem seu Deus serão fortes



Cada cristão entende que conhecer Deus é a melhor e maior forma de conhecimento;
e este conhecimento espiritual é uma fonte de forças para eles. Este conhecimento fortalece sua sua fé. Cristãos que constantemente falam das Escrituras são considerados iluminados e ensinados por Deus; estes são ungidos pelo Espírito, e este mesmo Espírito os conduzem à verdade, e contribui para aumentar a sua fé. Conhecimento fortalece o amor e a fé. Conhecimento abre as portas, e por esta porta podemos ver nosso Salvador. Ou, para fazer uma analogia, conhecimento pinta um retrato de Jesus, e quando vemos esse retrato então o amamos, não podemos amar a Crsto quem não conhecemos, ao menos em um certo nível. Se conhecemos apenas um pouco das maravilhas de Jesus, do que ele tem feito por nós, e o que Ele está fazendo agora, não podemos amá-lo tanto; mas quanto mais o conhecemos, mais o amaremos. Conhecimento também fortalece nossas esperanças. Como podemos ter esperança por algo que não sabemos que existe? Esperança pode ser considerada como um telescópio, que sem as devidas instruções, ficaríamos em trente às lentes e não poderíamos enxergar nada; mas o conhecimento remove tudo o que está interposto entre o objeto de observação, e quando vemos através das lentes objetivas podemos discernir e ver a glória revelada, e antecipá-las com alegria. Conhecimento nos ajuda a sermos mais pacientes também. Como podemos ter paciência sem sabermos algo a repeito de Cristo, e entender que o que é bom ainda está por vir através do que nosso Pai Celestial nos envia? Não existe graça de Deus que não seja aperfeiçoada pelo santo conhecimento.  Quão importante portanto é, que crescamos não apenas na graça, mas no "conhecimento" do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Charles Spurgeon
Morning and Evening

Tradução: Luciano Ferrari